Considerações Finais (20ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura)
Havendo número legal, o Senhor Presidente deu por abertos os trabalhos e, na ausência do Vereador Diego Simões de Lima Salgado, Primeiro-Secretário, e do Vereador Thiago Ines de Paula, Segundo-Secretário, nomeou o Vereador Tiago Frederico Maia Primeiro-Secretário ad hoc.
Continuando com os trabalhos, passou-se às Pequenas Comunicações. Ocupou a Tribuna o Vereador Amilton Mendes Henrique, que iniciou seu discurso agradecendo ao Senhor Prefeito pela sua nomeação como Líder de Governo na Casa, conforme Ofício n.º 037/GAB/2025. O Vereador agradeceu ao Chefe do Executivo pela confiança e ressaltou que estaria à disposição dos pares para levar suas solicitações ao Senhor Prefeito. O Vereador aproveitou para parabenizar o Chefe do Executivo e o Senhor Giovanni dos Santos Mannarino pelo patrocínio dado ao time de futebol do Bairro Reta no campeonato Regional e emendou que, apesar de o Secretário não divulgar, o Prefeito Cláudio Mannarino muito auxiliava o referido time de futebol, demonstrando seu apreço pelos esportes. O Vereador Amilton Mendes Henrique, para finalizar, reiterou seu agradecimento ao Senhor Prefeito pela confiança em nomeá-lo, mais uma vez, Líder de Governo no Legislativo. Em seguida, como não havia mais oradores inscritos para as Pequenas Comunicações, passou-se à análise do Requerimento n.º 004/2025, de autoria do Vereador Amilton Mendes Henrique, no qual solicitara urgência especial na apreciação do Processo nº. 022/2025. O Senhor Presidente colocou o Pedido de Urgência Especial em Discussão. Não havendo quem quisesse falar a respeito, o Senhor Presidente colocou o Requerimento n.º 004/2025 em Votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade. O Senhor Presidente, então, declarou que o Processo nº. 022/2025 passaria a constar na Ordem do Dia e, na sequência, suspendeu a Sessão para que as Comissões Permanentes elaborassem os Pareceres. Reiniciada a Sessão, o Vereador Thiago Ines de Paula, com a autorização do Senhor Presidente, adentrou o Salão Nobre e ocupou seu lugar no Plenário.
O Senhor Presidente, então, colocou o Projeto de Lei nº 009/2025 em Votação, sendo o mesmo aprovado por unanimidade. Na sequência, como não havia mais matérias para serem apreciadas na Ordem do Dia, o Senhor Presidente colocou as Indicações em Discussão. O Vereador Carlos Alberto de Andrade Vasconcelos destacou a Indicação n.º 032/2025, de sua autoria, na qual solicitara ao Executivo que viabilizasse o retorno das obras da ciclovia que ligava a Avenida Josino Peres ao Bairro Fábrica. O Vereador ressaltou que esperava os votos favoráveis dos pares à sua proposição e relatou que o Senhor Prefeito, havia dois anos, iniciara obra de ciclovia na Avenida Josino Peres, o que criara uma grande expectativa nos moradores do Bairro Fábrica e também naquelas pessoas que trabalhavam em empresas e utilizavam a autoescola no local. O Vereador Carlos Alberto de Andrade Vasconcelos registrou que o tráfego de caminhões, ônibus e carretas pesadas era intenso na referida avenida e emendou que esses veículos dividiam o espaço com pedestres, ciclistas e idosos. O Vereador afirmou que grande parte da obra da ciclovia já fora realizada e frisou que era importante seu avanço para que fosse finalizada em breve, visto que a população cobrava a referida melhoria, que traria mais segurança a todos. O Vereador lembrou que o Chefe do Executivo afirmara que retornaria a obra da ciclovia e ressaltou que a mão de obra de empresa de serviços públicos que recentemente retornara ao Município por licitação poderia ser agregada no local para terminar o serviço de grande importância para a comunidade do Bairro Fábrica. O Senhor Presidente, então, colocou as Indicações em Votação, sendo as mesmas aprovadas por unanimidade. Em seguida, o Senhor Presidente adiantou que o Processo n.º 023/2025 seria apreciado na próxima Sessão Ordinária, marcada para o dia 28 de abril.